segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

A Democracia Imposta. Diálogos com Noam Chomsky e Paulo Freire

"O aparelho de propaganda ideológica anestesiou de tal modo os cidadãos, que um grande segmento da população é incapaz de diferenciar o mito da realidade. Esta incapacidade leva-nos cada vez mais a um envolvimento continuado com a hipocrisia histórica – um processo que também nos torna capazes de erradamente conciliar as enormes contradições inerentes à maior parte das democracias contemporâneas."

Donaldo Macedo

As escolas continuam subjugadas "a um papel institucional de evitar uma boa parte da verdade acerca do mundo e da sociedade. Caso contrário, se ensinasse[m] a verdade, não sobreviveria[m] muito tempo. Como não ensinam a verdade sobre o mundo, as escolas têm que martelar na cabeça dos estudantes até lhes impingir a propaganda sobre a democracia. Se as escolas fossem realmente democráticas, não seria necessário bombardear os estudantes com banalidades acerca da democracia. Estes agiriam e comportar-se-iam de uma forma simplesmente democrática, e nós sabemos que isso não acontece. Habitualmente, quanto maior é a necessidade de falar sobre os ideais da democracia, menos democrático é o sistema."

Noam Chomsky

"Temos de tratar, em primeiro lugar, da relação entre alfabetização e emancipação. O conceito de alfabetização deve ser tomado como transcendendo o seu conteúdo etimológico. A alfabetização não pode ser reduzida a experiências... criativas que tratam dos fundamentos das letras e das palavras como uma esfera puramente mecânica. [É necessário] ir além dessa compreensão rígida de alfabetização e começar a entender alfabetização como a relação entre os educandos e o mundo, mediada pela prática transformadora
desse mundo, que ocorre exatamente no meio social mais geral em que os educandos transitam, e mediada, também, pelo discurso oral que diz respeito a essa pática transformadora. Esse modo de compreender a alfabetização leva-me à ideia de uma alfabetização abrangente que é necessariamente política."

Paulo Freire

Donaldo Macedo, Noam Chomsky e Paulo Freire

Será já no primeiro semestre de 2011 que daremos à estampa o próximo livro em Portugal de Donaldo Macedo, dintinguished professor da UMASS, Boston. Neste extraordinário livro, com o título A Democracia Imposta. Diálogos com Noam Chomsky e Paulo Freire Donaldo Macedo aborda uma grande variedade de tópicos de grande importancia para a Educação e a Democracia. Através dos diálogos que estabelece com os seus interlocutores faculta-nos análises incisivas daquelas que são as questões centrais para a educação democrática.

Deixaremos aqui alguns excertos...