sexta-feira, 26 de novembro de 2010

3rd International Conference on Teaching English as a Foreign Language

Hoje e amanhã estaremos na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa para participarmos na 3rd International Conference on Teaching as a Foreign Language. Venha ver o nosso expositor junto ao Auditório 1 da Torre B.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Aprender no Alentejo

Decorreu nos passados dias 19 e 20 de Novembro mais um encontro regional Aprender no Alentejo. Já na sua sexta edição, este importante encontro de educação tem concentrado os seus tabalhos nas dinâmicas interligadas Educação-Território-Desenvolvimento, constituindo-se, nestes últimos anos, num incontronável espaço de debate acerca do presente, mas sobretudo do futuro do Alentejo e das suas gentes.
De notar, por exemplo, o extraordinário trabalho de investigação que está a ser desenvolvido em todo o Concelho do Alandroal e que foi apresentado neste econtro, com a presença do Senhor Presidende do Município. Este projecto - 'Arqueologia' das Aprendizagens no Concelho do Alandroal - tem vindo a ser coordenado pelo Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora, erguendo-se em parceria com diversas instituições locais, e tendo entre os seus principais objectivos "relacionar o sistema de educação e formação proposto num determinado território e num determinado período de tempo com o aprendizado perfil das pessoas que ali vivem". Com efeito, trata-se de pensar a educaçao formal, não-formal e informal dum dado território (dispesa na simultânea existência de diversas redes de aprendizagem) de uma forma integrada e através de um processo tanto de ID - Investigação e Desenvolvimento como de deliberação participativa. Um exemplo a seguir de perto... É inédito em Portugal o que se está a procurar fazer no Alandroal. Aqui ficam algumas imagens do VI Encontro Aprender no Alentejo.



quarta-feira, 17 de novembro de 2010

No Caleidoscópio da Supervisão

Está finalmente disponível a segunda edição revista e aumentada do livro No Caleidoscópio da Supervisão. Imagens da Formação e da Pedagogia. Nos últimos anos este converteu-se num livro incontornável no campo da Supervisão Pedagógica, quer na formação inicial de professores quer na formação contínua, sendo adoptado como leitura obrigatória em inúmeras universidades e institutos por todo o país. Deixamos aqui a nossa homenagem às autoras e ao grupo de supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho não apenas pela excelência do seu trabalho académico e científico, mas também pela preparação de um livro que se afirmou como incontornável no panorama das publicações académicas no campo da Educação.

VI Encontro Regional Aprender no Alentejo

É já nos próximos dias 19 e 20 em Évora o VI Ensontro Regional de Educação APRENDER NO ALENTEJO. As Edições Pedago estarão presentes. Fica desde já convidado a juntar-se a nós e a todos os participantes.
Mais informações aqui.

O Cavalo de Tóia da Cultura Escolar

É com enorme satisfação que apresentamos o mais recente livro de JURJO TORRES SANTOMÉ em Portugal. Trata-se de um texto obrigatório para todos os interessados nas mais urgentes questões da educação escolar contemporânea, designadamente os inquestionados e nunca suficientemente debatidos conteúdos da escolarização, a saber, os currículos nacionais obrigatórios.